Descubra como a Embelleze aumentou em 35% seu sell-out!

3 min de leitura

O que você vai aprender neste case:

Neste case iremos mostrar como a Embelleze, indústria referência no setor de beleza nacional, conseguiu um aumento recorde de sell-out em lojas do canal farma no Paraná, flexibilizando a operação por meio da economia compartilhada. Veja o principal resultado obtido:

  • Crescimento de 35% no sell-out no ano de 2020 em relação ao ano de 2019 em lojas do canal farma no Paraná.

 

O Desafio

Quando falamos de grandes indústrias, problemas frequentemente relatados são falta de flexibilidade e de capilaridade em campo. Por vezes a roteirização do time CLT acaba focando em pequenas lojas no canal farma, dificultando ou até mesmo anulando o atendimento às principais lojas.

Nesse contexto, o desafio da Embelleze era flexibilizar o atendimento em campo, possibilitando ao time CLT um roteiro focado nas lojas Key Account.

Em Março, de 2020, a Embelleze chegou ao Anthor para testar um novo modelo de atendimento utilizando tecnologia de ponta e economia compartilhada.

 

Os objetivos do projeto eram:

  • Flexibilização e capilaridade de atendimento;
  • Utilizar a tecnologia e mão de obra do Anthor em lojas sem abastecimento devido à roteirizaçao do time CLT;
  • Otimizar a rota da equipe CLT a partir do resultado positivo da flexibilização de atendimento.

 

A solução adotada

A solução encontrada pela Embelleze foi a utilização de tecnologia de ponta, por meio de um aplicativo com geolocalização e roteirização por proximidade, além de mão de obra autônoma por meio da nova economia.

As bases da solução foram:

  • Flexibilização do atendimento, aumentando a cobertura em lojas menores e potencializando o atendimento às lojas Key Account;
  • Atendimento e reposição em lojas não visitadas até então;
  • Uma vez otimizadas as lojas para atendimento, por meio da economia compartilhada, otimizar a roteirização do time CLT, focando em lojas Key Account;
  • Criar situações positivas de entregas nos PDVs.

 

O plano de ação

  1. Selecionar as lojas para execução;
  2. Entender os dias e horários para abastecimento dos produto;
  3. 3. Flexibilizar a mão de obra com autônomos e trazer atendimento focado para as lojas selecionadas;
  4. 4. Abastecer os itens nas gôndolas.

 

Métricas utilizadas

Metrificar os resultados dessa ação e entender o ROI eram a receita do sucesso para validar o modelo inovador para a Embelleze. O abastecimento pulverizado favoreceu a coleta de dados e a construção de histórico para um estudo aprofundado do giro dos produtos com os seguintes KPIs:

  • % de produtos em ruptura;
  • % de produtos com shelf-life curto;
  • % de aumento de sell-out das lojas selecionadas.

 

Resultados

Para a Embelleze, a utilização da plataforma Anthor se deu por meio de um projeto piloto. Com a operação em execução foi possível analisar alguns pontos muito importantes:

  • A execução do projeto inicial mostrou ineficiências não mapeadas anteriormente pela Embelleze;
  • O mix de produtos cadastrados na rede Nissei era de 120 SKUs, porém o mix real encontrado em campo foi de apenas 30 SKUs, uma diferença operacional de 75%;
  • A falta de atendimento não favorecia a distribuição de SKUs na rede.

 

Com o resultado efetivo, ajustando a distribuição de SKUs, foi possível expandir o projeto, aumentando o número de lojas atendidas, alcançando os seguintes números:

  • Taxa média de adesão de missões foi 97%;
  • Redução do percentual de ruptura de 74% para 28%;
  • Consolidação do projeto piloto em 2020 com expansão programada para 2021, com aumento de lojas e cidades atendidas;
  • Aumento no número de lojas da rede Nissei atendidas pelo Anthor, passando de 50 lojas iniciais para 150 ao final de 2020. Um aumento de 200%;
  • Aumento recorde de sell-out na rede Nissei com 35% em comparação ao mesmo período do ano anterior, antes da execução do projeto.

 

Confira no gráfico o aumento de sell-out após a implantação do Anthor:

 

embelleze-aumento-sell-out

 

Outro ponto de importante menção é a pesquisa realizada nas redes atendidas pela Embelleze para entender o cenário atual da empresa dentro das lojas.

A média das notas dadas pelos gerentes de loja para a qualidade de atendimento e reposição dentro da rede Nissei foi de 8,34 de um total possível de 10. A marca Maxton, da Embelleze, também ficou em primeiro lugar quando os gerentes foram questionados sobre qual das marcas tem o melhor atendimento de reposição de mercadorias na loja frente as demais empresas.

Confira:

 

embelleze-lider-atendimento

 

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